Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

CAFEL?NDIA

Governo Municipal desenvolve programa para castra??o de animais dom?sticos

Quarta-feira, 09 de janeiro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1192 vezes


Ouvir matéria

Não há dúvidas de que um número elevado de animais soltos, como cachorros por exemplo, pelas ruas de qualquer cidade causa diversos transtornos. Lixo espalhado pelas calçadas, perigo no trânsito além de alguns premiados que sofrem ataques e mordidas. Para evitar um cenário como este, a prefeitura de Cafelândia, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolve o “Projeto Castração”. “Todas as ações visam a redução de animais soltos nas ruas, a educação e o incentivo à guarda responsável dos proprietários de cães e gatos de Cafelândia para que assim sejam evitados os transtornos causados pela proliferação desenfreada dos animais”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Luis de Oliveira.

 

Conforme define a médica veterinária Ângela Sovinski, a castração é “um procedimento cirúrgico relativamente seguro e que favorece a recuperação do animal em aproximadamente uma semana. Ele é executado sob anestesia geral, o que proporciona ao animal o mínimo de desconforto, respeitando protocolo veterinário. Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos. Após isto eles recebem medicação analgésica e antibioticoterapia profilática no dia da cirurgia. Os demais cuidados serão realizados pelo proprietário em sua residência”, aponta Ângela.

 

Antes de ir para a operação, o animal passa por uma avaliação clínica, onde são realizados exames para aferir suas condições físicas e de saúde. O proprietário que tiver interesse deve procurar a secretaria para agendar a cirurgia. O dono do animal deve, obrigatoriamente, morar em Cafelândia e ter uma renda mensal abaixo de três salários mínimos.

 

“O proprietário recebe as orientações sobre o procedimento e assina a autorização para que os profissionais possam realizar a cirurgia. O animal deve obrigatoriamente ser um cão ou gato de ambos os sexos, ter no mínimo cinco meses de idade, estar livre de doenças e parasitas como pulga, sarna, carrapato e outros, estar com carteira de vacinação em dia com carimbo e assinatura de médico veterinário e também se apresentar em boas condições de higiene. Os interessados, portanto devem nos procurar aqui na prefeitura ou ligar para o 3241-1455 e pedir para falar com a secretaria de Agricultura”, conclui Oliveira.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também