Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

ALERTA

Sa?de realiza conscientiza??o de profissionais em Cafel?ndia sobre o benzeno

Segunda-feira, 24 de março de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 486 vezes

O principal foco está nos frentistas, que ficam constantemente expostos à gasolina


Ouvir matéria

A secretaria de Saúde do município de Cafelândia, através da Vigilância Sanitária, está desenvolvendo no município uma campanha, que existe em nível de Estado do Paraná, sobre a exposição ao benzeno, que é um produto presente na gasolina. Frentistas e consumidores do combustível estão mais sujeitos à exposição e são o principal alvo da campanha.

 

Todos os postos de combustíveis da cidade já foram visitados para a divulgação da campanha que tem como tema “Não passe do limite: Complete o tanque só até o automático”. “Quando você pede para encher o tanque chega aquele momento onde a bomba desliga sozinha. Isto seria o ideal, contudo muitas vezes se continua a encher até à boca e é aí que ocorre a inalação do benzeno. A inalação, seja por gases ou líquidos, promove uma intoxicação que pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo causar até mesmo a morte. Além disso, a Organização Mundial da Saúde considera o benzeno como um produto cancerígeno”, destaca a secretária de Saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho.

 

“Abastecer o tanque além do limite prejudica também o automóvel. A gasolina que entra a mais é armazenada no canister, que é o responsável por absorver os vapores gerados pelo combustível. Entre os principais riscos estão falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício. Por fim, o risco de derramamento pode expor ainda mais as pessoas ao benzeno e também poluir o meio ambiente”, acrescenta a autoridade sanitária municipal, Anderson Luiz Alves Almeida.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também