Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

C?ES E GATOS

Projeto Castra??o quer diminuir o ?ndice de animais nas ruas de Cafel?ndia

Terça-feira, 12 de agosto de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1598 vezes


Ouvir matéria

A prefeitura de Cafelândia, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está intensificando o “Projeto Castração”, destinado para cães e gatos, visando à redução de animais soltos nas ruas e a educação e o incentivo à guarda responsável por parte de seus proprietários. A secretaria informa que os cães e gatos podem ser castrados a partir de cinco meses de idade, sem que isso interfira em seu crescimento normal. O procedimento é simples e o proprietário obrigatoriamente deve residir em Cafelândia.

 

Após receber as orientações que são repassadas pela equipe médica veterinária do município, sobre os procedimentos da castração, o proprietário assinará uma autorização para que os profissionais realizem a cirurgia no animal, de acordo com o agendamento determinado. Para a realização do procedimento o proprietário terá que quitar a guia referente à taxa da cirurgia, que varia de R$ 30,00 a R$ 50,00, de acordo com o tamanho do animal.

 

“Esperamos contar com a compreensão da população para que colabore conosco neste projeto, uma vez que os animais soltos nas ruas trazem diversos problemas, como sujeira nas vias públicas, possíveis ataques a pedestres, entre outros. Estamos abertos para dar qualquer esclarecimento sobre o assunto”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabio Luis de Oliveira.

 

Com o objetivo de esclarecer a população, a secretaria iniciou nesta semana um trabalho de panfletagem com informações sobre o projeto. Paralelo a isso, em março do ano passado, a prefeitura iniciou também uma campanha de conscientização sobre o abandono de animais nas ruas com a intenção de evitar possíveis transtornos, especialmente aos pedestres. Neste caso os animais são recolhidos por uma equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e encaminhados para o Canil Municipal, que é mantido pelo município. A preocupação agora é em relação à superlotação do canil, uma vez que o local tem capacidade para abrigar entre 60 e 70 animais, sendo que este número já chegou a 100 animais em algumas épocas.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também