Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

CRIAN?A E ADOLESCENTE

A 7ª Conferência Municipal dos Direitos

Terça-feira, 28 de abril de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 687 vezes


Ouvir matéria

A 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cafelândia, organizada pela secretaria de Assistência Social e CMDCA – Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi realizada nesta terça-feira, 28, na Asmuca – Associação dos Servidores Municipais de Cafelândia.

 

Pela manhã aconteceu a cerimônia de abertura com a participação do prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, vice-prefeito Junior Motter, presidente da câmara, vereadora Terezinha Helmann, secretária da Assistência Social e presidente do CMDCA, Mayara da Silva Romeiro, chefe do escritório regional da secretaria estadual do Desenvolvimento Social, Lizmari Vieira Fontana e a presidente do Conselho Tutelar, Marli Ribeiro da Silva Diogo. Também participaram secretários e servidores do município, professores, diretores de escolas, alunos e representantes de entidade civis.

 

Os alunos da Fundação Padre Luís Luise foram responsáveis por uma apresentação cultural no início do evento, interpretando a música “Jesus Cristo”. Ainda no período da manhã os grupos temáticos discutiram os sete eixos da conferência. No período da tarde o ponto alto foi a palestra com o procurador de justiça do Estado do Paraná, Dr. Murilo José Digiácomo, que abordou o tema principal do evento: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Após a fala do procurador, os eixos foram discutidos novamente e finalizados e também houve a eleição dos delegados que representarão o município na conferência regional. Conselheiros Tutelares dos municípios de Cascavel, Iguatu e Iracema do Oeste também participaram do evento.

 

Para o prefeito Bugrão “não há nem o que discutir quando se fala nos direitos das crianças e do adolescente. Com responsabilidade e conhecimento, cada vez mais eles precisam ser acompanhados e terem tudo que necessitam para um desenvolvimento pleno moral, intelectual e outros”, comenta.

 

“Para nós é um privilégio estar aqui realizando e participando desta conferência e poder contar com a presença do procurador Dr. Murilo José Digiácomo, do juiz de direito da comarca de Nova Aurora, Dr. Rodrigo Dufau e Silva e do promotor de justiça Dr. Rafael Muzv Bittencourt. Este encontro muito nos enriquece e certamente contribui grandemente para o trabalho em prol de nossas crianças e adolescentes.”

 

Em sua fala, dentre inúmeros outros pontos, Dr. Murilo José Digiácomo observou que “os recursos destinados ao amparo das políticas da criança e adolescente não é somente dever da secretaria de Assistência Social, mas também da Educação, do Esporte, Saúde, entre outras”, cita. “Quero parabenizar a todos aqui pela organização e promoção desta conferência e dizer que, além de tudo, também me é uma honra estar aqui na presença de meus colegas o juiz de direito Dr. Rodrigo e o promotor de justiça Dr. Rafael. Por fim, é importante frisar também que a participação do prefeito aqui, que representa nesta oportunidade todo o poder executivo, é outro detalhe importante na luta pelos direitos das crianças e adolescentes, pois demonstra interesse em planejar e executar ações voltadas para estes objetivos”, acrescenta.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também