Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

PREPARA??O

A administração municipal de Cafel&a

Segunda-feira, 11 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 638 vezes

O objetivo é discutir com a população melhorias para a saúde do município


Ouvir matéria

A administração municipal de Cafelândia, através da secretaria de Saúde, iniciou o período de Pré-Conferências Municipais da Saúde, que neste ano trarão como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito Do Povo Brasileiro”, chegando a sua 11ª edição.

 

Com a participação do prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, secretários municipais e servidores, nesta segunda-feira, 11, a equipe da Saúde realizou uma pré-conferência no salão comunitário do bairro Benjamim Antônio Motter. “Momentos como este são muito importantes para todos nós, desde o poder público até a população, pois além de serem divulgadas muitas informações e dados a cerca dos atendimentos e demais ações da secretaria de Saúde, a população também pode dizer quais são suas expectativas e sugerir mudanças para que cada vez mais possamos oferecer um atendimento de qualidade”, explica Bugrão.

 

Nesta terça-feira, 12, a pré-conferência será no salão comunitário do bairro Os Pioneiros. Na quarta, 13, no salão do bairro Guilhermina Tenfen e na segunda-feira que vem, dia 18, no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do Cras, quando serão encerradas as pré-conferências na cidade. Na terça-feira, 19, a equipe da Saúde estará em Central Santa Cruz realizando a última. Em todos estes locais a pré-conferência terá início sempre às 18h30min.

 

O prefeito continua e acrescenta que “Cafelândia tem uma saúde exemplar. Vejo isso quando participamos de eventos fora do município, como na Amop, por exemplo, onde somos elogiados pelo trabalho realizado aqui. Comparada com outros municípios até maiores, e também com o que vemos da saúde no Brasil como um todo, nosso município é referência. Tanto que a nossa obrigação seria somente disponibilizar atendimento para atenção básica, ou seja, apenas clínicos gerais, todavia temos aqui diversas especialidades como cardiologia, pediatria, psiquiatria e ortopedia, para que nossa população possa ser atendida aqui mesmo e não precise ir para outra cidade.”

 

A cada quatro anos a sociedade civil organizada, representantes do governo, trabalhadores da saúde e prestadores de serviço se reúnem em torno de um único objetivo; que é avaliar e traçar novos rumos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de seus municípios, estados e país. Nestes espaços são eleitos representantes de vários seguimentos para formar os Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, bem como para efetivar a participação e controle social dentro das normas e princípios do SUS.

 

Os Conselhos de Saúde são os órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal. Eles foram criados para permitir que a população possa realizar sua participação na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade para que estes sejam atendidos pelas ações governamentais. São eleitos componentes dos Conselhos os representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e usuários do SUS. Assim, as Pré-Conferências e a Conferência de Saúde se caracterizam como o espaço onde o cidadão brasileiro participa ativamente da formulação das políticas de saúde para sua Cidade, Estado e País.

 

Para a secretária da Saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho, é importante a participação da população. “Quanto mais pessoas da comunidade estiverem presentes, será melhor, pois assim estaremos juntos discutindo as ideias e elencando as melhores propostas que poderão ser implantadas na saúde do nosso município. Acredito que é no campo do diálogo entre o poder público e a população que iremos alcançar os nossos objetivos”, destaca Eliane.

 

Para o próximo dia 8 de julho, a partir das 13h, será realizada a Conferência Municipal de Saúde em Cafelândia, onde serão agrupadas todas as propostas de melhoria da saúde no município e também será realizada a eleição dos conselheiros municipais. A conferência acontecerá na Associação dos Servidores Municipais de Cafelândia (Asmuca).

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também