Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

MOBILIZA??O

A secretaria de Assistência Social da prefei

Terça-feira, 12 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 714 vezes

A data se refere ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Ouvir matéria

A secretaria de Assistência Social da prefeitura de Cafelândia, com o apoio das secretarias de “Saúde” e “Educação e Cultura”, Cras, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Entidades e Conselhos Municipais, já definiu a programação alusiva o “Dia 18 de maio” – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

 

As atividades terão início no período da manhã, na próxima segunda-feira, 18, em Central Santa Cruz. A partir das 8h haverá concentração em frente ao Colégio do Campo Benjamim Antônio Motter, e em seguida será realizada uma caminhada pelas ruas do distrito que deverá contar com a participação de moradores, crianças e adolescentes. No período da tarde a programação será realizada na cidade a partir das 14h e a concentração vai acontecer em frente ao Cras, que fica ao lado do Centro de Convivência do Idoso. Na sequência os participantes sairão em caminhada em direção à Praça Brasília, onde serão realizadas apresentações culturais e haverá também uma exposição de desenhos referentes ao assunto, confeccionados pelas crianças e adolescentes dos projetos e programas sociais do município.

 

A secretária de Assistência Social, Mayara da Silva Romeiro, destaca que toda a população poderá participar das atividades alusivas ao “Dia 18 de maio”. “Esta é uma data importante e que não podemos deixar cair no esquecimento e cada vez mais devemos unir forças na proteção das nossas crianças e adolescentes, pois representam o nosso futuro. Nesta segunda-feira queremos mobilizar toda a nossa comunidade e todas as pessoas que puderem participar serão bem vidas”, convida Mayara.

 

Entenda o caso

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no estado do Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

 

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também