Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

AEDES AEGYPTI

Aedes aegypti: um só mosquito, três novas doenças

Quarta-feira, 09 de dezembro de 2015

Última Modificação: 10/12/2015 10:54:08 | Visualizada 1692 vezes

É melhor prevenir do que remediar


Ouvir matéria

Em Cafelândia, desde o mês de janeiro foram confirmados cinco casos de Dengue, doença grave causada pelo mosquito aedes aegypti. Na região Oeste do Paraná já existem dois casos confirmados pela 10ª Regional de Saúde de febre zika em São Miguel do Iguaçu, causador da microcefalia em bebês e um caso confirmado de febre chikungunya em Santa Tereza do Oeste.

Ao que parece poucas pessoas estão relacionando o mosquito com estas doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito: a febre amarela, a febre zika e a chikungunya. Por isso, elimine os criadouros e fique atento aos sintomas:

DENGUE

Sintomas da dengue são: febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações. Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação. Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), ocorrem as manifestações clínicas (sinais de alarme) o que pode levar ao choque irreversível e à morte.

Um paciente que é curado da dengue fica imune ao vírus, mas pode ser infectado por um dos três outros tipos da doença, isso significa que cada contágio é um novo tipo de vírus, os sintomas são mais graves e o risco de morte é alto.

FEBRE AMARELA

Uma pessoa com febre amarela apresenta nos primeiros dias sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

Na identificação de alguns desses sintomas, procure um médico da unidade de saúde mais próxima e o informe se você viajou, nos últimos 15 dias, para áreas de matas ou beiras de rios, a região Oeste do Paraná está entre os locais de risco delimitados pelo Ministério da Saúde com risco de infecção pela febre amarela.

FEBRE ZIKA

Os sintomas da Febre Zica são: dor muscular, dor nas articulações, olhos vermelhos, dor nas costas, dor de cabeça, febre baixa, lesões com pontos brancos e vermelhos na pele.

O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde confirmou no sábado (28/11/2015) a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença.

FEBRE CHIKUNGUNYA

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CAFELÂNDIA COM INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Formas de prevenção contra dengue Crédito: Foto: Divulga??o
Legenda: Formas de preven??o contra dengue

 Galeria de Fotos

 Veja Também