Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

AÇÃO SOCIAL

Projetos de fortalecimento de vínculo são contemplados com doação de violões

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Última Modificação: 17/02/2016 10:56:08 | Visualizada 752 vezes

Oito violões foram repassados para a secretaria e irão ajudar nas oficinas de violão


Ouvir matéria

A Secretaria de Assistência Social de Cafelândia recebeu nesta sexta-feira (12), a doação de oito violões que irão beneficiar os grupos de fortalecimento de vínculo, a cerimônia foi realizada no Centro de Convivência Araci Zatta.  Por meio de um bazar da loja Matrioska, direcionou 40% das arrecadações para os grupos de fortalecimento de vínculo, o valor foi revertido na compra dos instrumentos no intuito de ajudar no desenvolvimento e socialização comunitária de crianças e adolescentes.

O prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão” agradeceu as proprietárias. “Em nome da administração quero agradecer as empresárias da loja Matrioska, essa iniciativa pode ser feita também por outras empresas, pois essa parceria entre poder público e privado está beneficiando as crianças do nosso município, a assistência social do nosso município com certeza terá um ótimo aproveitamento dos instrumentos nas aulas de violão”, ressalta Bugrão.

A coordenadora do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, Fernanda Aparecida Dalprá explica sobre o trabalho. “É feito esse trabalho desde 2013 e através desses violões vamos poder trazer mais crianças para os grupos de fortalecimento de vínculo integrando essas pessoas na sociedade e muitas vezes tirando elas das situações de vulnerabilidade social”.

Uma das proprietárias da loja Matrioska é Tatiana Motter, que ajudou na coordenação do bazar beneficente. “Procuramos a secretária de ação social para saber quais as necessidades da secretaria e com isso fizemos a compra dos violões e estamos repassando ao serviço de fortalecimento de vínculo, temos a intenção de a partir desse ano fazer o bazar uma vez ao ano para beneficiar mais pessoas, pois é gratificante ver no rosto das crianças a alegria  e saber que os violões serão bem aproveitados” reitera a proprietária.

O que é o SCFV ?

O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) é um serviço ofertado através do trabalho social realizado com as famílias do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento) e PAEFI (Serviço de Proteção e atendimento Especializado às famílias e Indivíduos).

O serviço é ofertado com o objetivo de garantir as segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento de autonomia dos usuários. O SCFV é dividido por faixas etárias. Atualmente estão ativos quatro grupos. O grupo de 0 a 6 anos, outro de  sete a 14 anos e o de 15 a 18 anos de idade, além desses o grupo dos idosos. Os trabalhos são planejados de forma coletiva pela secretaria de assistência social de Cafelândia, contando com técnicas de referência, orientações sociais e usuários.

O SCFV é de caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, com o intuito de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

AS CRIANÇAS QUE FARÃO CURSO DE VIOLÃO ESTAVAM PRESENTES NA ENTREGA Crédito: Foto: Silmara Santos/ Assessoria
Legenda: AS CRIAN?AS QUE FAR?O CURSO DE VIOL?O ESTAVAM PRESENTES NA ENTREGA

 Galeria de Fotos

 Veja Também