Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

REFERÊNCIA

Pesquisa aponta: Cafelândia é referência nacional em educação

Sexta-feira, 04 de março de 2016

Última Modificação: 10/03/2016 17:30:36 | Visualizada 818 vezes

O município está entre as 200 cidades com melhor educação no Brasil


Ouvir matéria

O IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) divulgado pela Revista Exame, no qual Cafelândia é referência na educação e está entre as 200 cidades que melhor promove a educação no Brasil. A posição do município é 193° com média de 5,3 que está acima da média estadual (4,9) e nacional (4,5).  Esse índice só foi possível por conta do empenho dos profissionais do município e dos gestores da educação no município.

 

 

 

 

Em Cafelândia, o investimento mensal na educação é de R$ 1 milhão

O Município de Cafelândia aparece em 193º lugar no Brasil na qualidade da educação segundo matéria intitulada ‘As 500 melhores cidades brasileiras em Educação’, publicada pela Revista Exame. A publicação teve como base dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que considera a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.

 

“Com menos de 20 mil habitantes, Cafelândia de destaca do índice de qualidade na Educação”.

Segundo o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”. “Os investimentos na qualificação dos docentes, no planejamento pedagógico e a ampliação da gestão escolar explicam o resultado acima da média, um dos focos da atual gestão” explica.

Segundo a secretária de educação do município, Viviane Grigio Vissovatti. “As ações pedagógicas e administrativas dos gestores públicos municipais fazem com que Cafelândia seja destacada entre as 500 cidades com melhor ensino do Brasil, são vários pontos que influenciam para o alcance dessa boa nota, um dos mais importantes é a valorização dos profissionais da educação com relação à adequação do piso salarial nacional aos professores da rede municipal: 2013 (27%) 2014 (8,32 %) 2015 (13,01%) 2016 (11,36%) = 59,69%” ressalta.

O investimento mensal de R$1 milhão reflete na qualidade do ensino, em merenda de qualidade, transporte escolar com segurança, formação constante de professores e servidores da educação, aquisições na infraestrutura interna  e externas das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). Atendimento a educação infantil de 4 e 5 anos prioritariamente conforme, determina a             META 1 do PNE (Plano Nacional de Educação).   

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também