Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

SAÚDE

Aprenda a fazer um mosquitério ou armadilha contra o Aedes

Quarta-feira, 04 de maio de 2016

Última Modificação: 11/05/2016 14:53:32 | Visualizada 1063 vezes


Ouvir matéria

A invenção da Mosquitoeira®, conhecida como mosquitério foi idealizada e patenteada pelo funcionário COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) Antônio C. Gonçalves Pereira, junto com o engenheiro Hermano César M. Jambo.

Como a armadilha funciona?

O mosquito vai ser atraído para a armadilha (que deve ser colocada em um lugar não iluminado já que o mosquito foge da luz). A superfície áspera faz aumentar a evaporação, atraindo os insetos. A fêmea deposita os ovos na parte seca. Logo acima da linha da água.

Quando chove ou quando você adiciona mais água à armadilha, a água hidrata os ovos e deles eclodem as larvas. As larvas então descem para comer no fundo. Como as larvas recém eclodidas são muito pequenas, elas conseguem passar pela grade do micro-tule que está no bico do funil. Ao passarem para a área interna da armadilha, onde está o alimento, essas larvas crescem neste ambiente, e não conseguirão retornar ao exterior do funil, já que o único caminho está bloqueado pelas malhas do micro tule.

Como construir um mosquitério?

PASSO 1: Pegue uma garrafa PET de 1 e ½ a 02 litros e corte-a ao meio, para transformá-la em um funil e um copo.

PASSO 2: 2° Retire o anel da ponta da garrafa sem quebrá-lo. Ele terá utilidade mais adiante.

PASSO 3: Lixe o interior do funil até que ele fique bem embaçado, com a superfície áspera.

PASSO 4: Recorte de um pedaço de +/- 7cm x 7cm de microtule ou de tela mosquiteiro fina com a trama (furinhos) de no máximo 1mm de diâmetro. Depois cubra a boca do funil com essa telinha, e use o anel (que retirou no 2° passo) para prender. Depois com uma tesoura retire as sobras ao redor do anel.

PASSO 5: Pegue dois grãos de alpiste ou pelota de ração felina, e com a ajuda de uma colher, esmague-os.

Depois coloque os pedacinhos dentro da parte de baixo da garrafa, que agora serve como um copo.

PASSO 6: Depois de ter colocado o alpiste ou a ração felina esmagada dentro do copo (parte de baixo da garrafa), coloque o funil com a ponta virada para baixo até tampar a boca do copo.

Depois prenda o funil no copo usando fita isolante. Essa emenda deve ser vedada totalmente. Não pode deixar nenhum vão nessa união. Se precisar dê duas voltas com a fita isolante, para prender e tampar bem a boca do copo com o funil.

PASSO 7: Calcule mais ou menos o meio do copo, faça uma marca e preencha com água limpa até essa marca. Seu Mosquitério está pronto para ser usado.

Agora, onde colocar o mosquitério?

O mosquitério deve ser colocado sempre na sombra. De preferência dentro de casa ou bem próximo, em local sombreado (lembre-se que os Aedes Aegypti são mosquitos domésticos, encontrados principalmente atrás de cortinas, móveis e em locais próximos ao chão).

Experiências anteriores com esta armadilha mostraram que as larvas sofrem de fotofobia, ou seja, sensibilidade à luz, e fogem, por exemplo, de uma lanterna acesa. Deste modo, você pode saber se as larvas que apareceram são da espécie Aedes aegypti usando o foco de luz de uma lanterna. Ilumine as larvas presas dentro do mosquitério, se as larvas lá presentes fugirem da luminosidade elas são da espécie Aedes aegypti.

Manutenção:

Após uma semana de uso, é bem provável que já tenha alguma desova do mosquito na armadilha. Para que esses ovos “nasçam”, é preciso aumentar o nível da água. Então, coloque mais uns dois ou três centímetros de água.

Depois, com o tempo, o nível da água vai diminuindo (evaporando) até chegar novamente ao primeiro nível. Quando isso acontecer, você pode repetir o processo colocando mais água, ou descartar a água conforme as instruções a seguir.

Como fazer o descarte da água?

Primeiro, agitar bem o Mosquitério para matar (afogado) qualquer mosquito que tiver se desenvolvido dentro dele, depois abri-lo retirando a fita isolante e despejar toda a água com os mosquitos mortos, larvas e etc. na terra, em um buraco com +/- 10cm de profundidade. Depois cubra esse buraco com a terra. Se não tiver chão de terra para fazer isso, pode ser em um vaso grande de +/- 20 litros ou maior.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE CAFELÂNDIA

O MOSQUITÉRIO É UMA ARMADILHA PARA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI Crédito: Foto: Silmara Santos/ Assessoria
Legenda: O MOSQUIT?RIO ? UMA ARMADILHA PARA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

 Galeria de Fotos

 Veja Também