Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

TECNOLOGIA

Congresso Paranaense de Cidades Digitais certifica Prefeitos Inovadores 2016

Terça-feira, 29 de novembro de 2016

Última Modificação: 08/12/2016 14:25:26 | Visualizada 791 vezes


Ouvir matéria

Os prefeitos de Engenheiro Beltrão, Pinhais, Jacarezinho, Ortigueira, Maringá, Palmas, Paiçandu, Guaíra, Cafelândia, São Miguel do Iguaçu, Santo Antônio da Platina, Toledo, Londrina e Telêmaco Borba receberam a certificação de Prefeito Inovador 2016, reconhecimento pelos investimentos em tecnologia em suas localidades, na última quinta-feira (24), durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O município de São José dos Pinhais também recebeu o prêmio de Projeto Inovador pela Farmácia Municipal Popular. “São inovações importantes que servem de inspiração para os gestores que buscam subsídios e entender como utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje em dia, a modernização dos serviços públicos é uma demanda do cidadão, que não vive mais isolado e quer mais agilidade e eficiência da máquina pública”, afirma o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho.

 

O diretor da RCD explica que o título é entregue para aqueles que se destacaram na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal, visando o desenvolvimento econômico e social por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tal certificação, a Rede Cidade Digital (RCD) realiza uma pesquisa para identificar as principais iniciativas presentes no Estado. Além do levantamento junto às Prefeituras, os eventos regionais promovidos pela RCD aliado ao Mapa das Cidades Digitais, fomentado pela iniciativa, servem de subsídios para nomear os Prefeitos Inovadores. Marinho destaca que o objetivo foi reconhecer, em meio às discussões do Congresso, “as localidades que estão conectadas, evidenciando os gestores visionários, modernos e precursores neste processo de desenvolvimento”.

 

Iniciativas - O mapeamento levou em conta a presença de wi-fi gratuito nas cidades e itens como prédios públicos interligados, câmeras de segurança para monitoramento das vias urbanas, georreferenciamento, serviços de governo eletrônico (e-gov) e sistemas. “São características das cidades digitais que possibilitam o desenvolvimento de diversas outras ações visando o aprimoramento dos serviços públicos, seja na Gestão, Educação, Saúde, Turismo e demais setores de uma administração municipal”, completa o diretor da RCD.

 

Congresso – O 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Maringá, reuniu prefeitos, gestores e vereadores de mais de 100 localidades para um amplo diálogo sobre como utilizar a tecnologia na administração pública, nas mais diversas áreas, com foco em eficiência, redução de custos, aumento de arrecadação e melhoria no atendimento ao cidadão.

 

 

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 Galeria de Fotos

 Veja Também