Última Atualização do site:  

17/10/2018 15:06:08

Contador de Acessos

contador de acesso
Visualizada 94 vezes
Servidores da saúde de Cafelândia participam do 1º Encontro Intermunicipal de Vigilância
Terça-feira, 09 de outubro de 2018
 
 
Servidores da saúde de Cafelândia participam do 1º Encontro Intermunicipal de Vigilância

Durante os dias 02, 03 e 04 de outubro, funcionários da Secretaria de Saúde de Cafelândia do Setor de Vigilância em Saúde (Ambiental, Endemias e Epidemiologia) participaram do 1º Encontro Intermunicipal de Vigilância em Saúde – Aedes aegypti e os seus desafios em Pinhais - PR.

 

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica e Epidemiologia, Nelsi Apda dos Santos Nunes, o evento foi de extrema importância. “No encontro foi abordado diversos temas relevantes, dentre eles: a importância das ações integradas entre as Vigilâncias ambiental, epidemiológica, sanitária, saúde do trabalhador e atenção básica, visando ações efetivas de prevenção, planejamento, controle e monitoramento das arboviroses no município seja Dengue, Chikungunya, Zika vírus, Malária ou ainda Febre amarela”, fala Nelsi.

 

O coordenador de endemias, Anderson Aleida, salientou a importância da criação de uma Câmara Técnica no município, envolvendo setores de relevância para o planejamento e desenvolvimento de ações voltadas ao combate dos vetores causadores destas doenças.  

 

De acordo com o Agente de Endemias, Hildo Vissovatti, o encontro foi muito relevante e motivador, pois proporcionou troca de experiências positivas. “Aprendemos coisas novas neste encontro que iremos aplicar no município. Só temos a agradecer a Secretária de Saúde Catia Hellmann, o Prefeito Dr. Franus”.

 

Para Adriana Carneiro Edoardo, Agente de Endemias, foi importante acompanhar a apresentação de um trabalho realizado no município de Maringá quanto a eliminação de criadouros em ocos de árvores, onde foram plantadas mudas de orquídeas ou samambaias.

 

DENGUE

 

No ano epidemiológico da Dengue (08/2017 a 07/2018) Cafelândia registrou oito casos de Dengue. “Devemos ficar atentos quanto aos cuidados diários com os possíveis locais de criadouros e que os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde veem alertando quanto a um possível aumento súbito de casos em 2018/2019 devido a sazonalidade da doença”, alerta a enfermeira Nelsi.

 
 
 Galeria de Fotos
Servidores da saúde de Cafelândia participam do 1º Encontro Intermunicipal de Vigilância
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13:30 às 17:30.

Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro

Cep: 85415-000 - Cafelândia - Paraná


  (45) 3241-4300       prefeito@cafelandia.pr.gov.br