Última Atualização do site:  

18/06/2019 17:39:42

Contador de Acessos

contador de acesso
Visualizada 77 vezes
Secretaria de Saúde de Cafelândia alerta sobre a febre amarela
Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
 
 
Secretaria de Saúde de Cafelândia alerta sobre a febre amarela

A Secretaria de Saúde de Cafelândia alerta a população sobre a febre amarela. O primeiro caso humano no Paraná foi confirmado no mês passado, no município de Antonina, em que, um rapaz provavelmente foi infectado durante uma viagem.

 

De acordo com a Enfermeira da Epidemiologia, Nelsi Aparecida dos Santos Nunes, é preciso estar atento em relação aos primeiros sintomas. “As pessoas precisam saber que os sintomas iniciais são febre alta de início de subido, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. O problema é que esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. Esse é um dos motivos para que a população tome a vacina e procure o atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários”, ressalta Nelsi.

 

O Coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson Almeida, esclarece os mitos sobre a doença. “A febre amarela não é contagiosa, não há transmissão de pessoa a pessoa ou de demais animais às pessoas. Ela é transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus”, esclarece Anderson.

 

Muito se fala sobre a transmissão da doença através dos macacos, mas é bom alertar a população que isso não é verdade. A morte de macacos é um sinalizador da presença do vírus na região, portanto, ao encontrar um macaco morto evite o contato com o animal. Ligue para a Secretaria de Saúde o mais rápido possível para que seja feita uma coleta de amostras para análises.

 

A Secretária de Saúde, Oldair Allgayer, destaca que a vacina está disponível no Centro de Saúde para quem nunca tomou a dose. “Convido a população para vir até o centro e solicitar esta vacina da febre amarela. Precisamos estar munidos para não haver problemas em nosso município. Não se esqueça de trazer o cartão de vacinas e um documento”, fala Oldair.

 

EVITAR A DOENÇA

 

A melhor forma de evitar a doença, é eliminar locais que acumulem água, pois a transmissão, é através dos mosquitos Aedes e Haemagogos (parecido com o da Dengue). Verifique seu Cartão Vacinal, todos os indivíduos de 09 meses a 59 anos devem ter 01 dose da Vacina a qual confere imunidade.

Não deixe para depois, com a febre amarela não se brinca.

 
 
 Galeria de Fotos
Secretaria de Saúde de Cafelândia alerta sobre a febre amarela
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13:30 às 17:30.

Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro

Cep: 85415-000 - Cafelândia - Paraná


  (45) 3241-4300       prefeito@cafelandia.pr.gov.br