Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Base do SAMU será implantada em Cafelândia

Sexta-feira, 08 de março de 2019

Última Modificação: 14/03/2019 15:53:04 | Visualizada 1496 vezes


Ouvir matéria

Na manhã desta sexta-feira, 08, o Governo Municipal de Cafelândia representado pelo vice-prefeito, Lorenço Pierdoná, secretária de Saúde, Oldair Allgayer, secretário de Administração, Adilson Leite Lira e o representante da secretaria de Planejamento, Marcos Magro, participaram de uma reunião com o Diretor de Enfermagem, Carlos Pereira e o assessor Vilmar Covatti, ambos do SAMU.

 

A reunião serviu para ajustar os detalhes da implantação de uma base própria do SAMU em Cafelândia. O processo inicia com a vinda de uma ambulância enviada através do Ministério da Saúde e Governo Federal com os devidos prazos. Na sequência, a equipe irá adequando a estrutura do município para que seja implantado o mais rápido possível.

 

De acordo com Carlos Pereira, o SAMU é a porta de entrada da população. “Importante ressaltar que atendemos os pedidos de urgência, emergência e qualquer necessidade de acidente na rua, residência ou trabalho como: suspeita de avc, convulsão, quedas, entre outros.  Temos o apoio do Governo Municipal com ambulância em caso das nossas estarem atendendo outras ocorrências. Este serviço vem para somar através do CONSAMU que é um consórcio dos próprios municípios e trabalhamos para sempre melhorar, e Cafelândia é a prova de que o município está em busca do melhor atendimento à população”, esclarece Carlos. 

 

A secretária de Saúde, Oldair Allgayer, falou sobre a reunião. “Tivemos uma conversa produtiva e tivemos a certeza de que o SAMU será implantando em Cafelândia o quanto antes e isso é muito importante para o município e para a população que terá mais agilidade no atendimento com uma base aqui”, fala Oldair.

 

O vice-prefeito, Lorenço Pierdoná, comemorou a conquista. “Estamos trabalhando sim e muito pela saúde, mas tudo dentro da lei e como determina o Ministério Público. Não está fácil explicar para a população sobre tudo que está acontecendo, mas aos poucos, vamos melhorando a situação e oferecendo os melhores serviços aos cafelandenses”, afirma Lorenço.

 

Como acionar o SAMU?

 

O munícipe precisa discar 192 para entrar em contato com o SAMU, assim, irá passar o endereço e na sequência vai conversar com um médico que irá passar as orientações e solicitar a ambulância. A partir do momento que o munícipe disca 192, ele já estará tendo um atendimento médico.

 

USO CONSIENTE DO SAMU

 

O Diretor de Enfermagem do SAMU destacou que a população precisa se conscientizar que o SAMU atende somente casos de emergência e urgência.

 

Vale destacar, que os trotes ou ligações que não entram nos casos citados acima, acabam atrapalhando o atendimento e dificultando a ligação de outros usuários que precisam do serviço.

 

Sobre o SAMU

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

 

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  • residências;
  • locais de trabalho;
  • vias públicas.

 

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

 

Por Michelli Lazzeri

(Foto do SAMU ilustrativa)

 Galeria de Fotos

 Veja Também