Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Cafelândia realiza a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Sexta-feira, 24 de maio de 2019

Última Modificação: 29/05/2019 11:14:06 | Visualizada 447 vezes


Ouvir matéria

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXl e o papel das Políticas Públicas”, foi realizada na quarta-feira, 22, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo do evento foi congregar representações para avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor, entre outras coisas, medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa, como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer. Reunindo aproximadamente 180 participantes, dentre os participantes representantes do governo, conselheiros municipais, sociedade civil organizada, idosos e autoridades locais.

 

Na abertura do evento, foi composta a mesa representativa com as seguintes autoridades: o prefeito Dr. Franus, a secretária de Assistência Social, Nilva Franus, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nema Ana Trento, o representante do Legislativo, Fabio Arcanjo de Lima e a palestrante Luciane Martini – Assistente Social/Docente de Cascavel.

 

Iniciando a solenidade, o idoso de 91 anos de idade Sr. Frederico, usuário do “Centro Dia do Idoso” de Cafelândia, recitou três músicas com gaita de boca, sobre a temática e cultura do idoso.

 

                Na abertura do evento, o prefeito Dr. Franus destacou a importância do evento. “Este é o momento de reunir os idosos e discutir sobre diversos assuntos de interesses deles, é um momento importante que o povo tem voz. Estaremos sempre em busca de ajudar e buscar recursos para melhorar a situação da nossa melhor idade, implantando mais programas, eventos, entre outros”, destaca.

 

            A secretária de Assistência Social, Nilva Franus, falou sobre o evento. “A Conferência traz a responsabilidade de se propor medidas para o fortalecimento da efetivação dos Direitos Fundamentais e das Políticas Públicas para o idoso. Com a preocupação em promover ações que possam assegurar os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, garantindo um envelhecimento digno. Trata-se de um momento maravilhoso, onde podemos discutir sobre melhorias para nossa vida e políticas públicas”, fala Nilva.

 

            Segundo a presidente do CMDI, Nema Ana Trento, o trabalho da conferência iniciou em fevereiro. “Iniciamos com as pré-conferências realizadas com as organizações da sociedade civil. Podendo contar com a colaboração de toda a equipe e técnicos do município das diversas áreas, das entidades sociais e conselheiros municipais. A Conferência é o momento em que governo e sociedade se reúnem para discutir políticas públicas e aqui tiraremos propostas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, comenta Nema.

 

            O encontro contou com uma palestra ministrada por Luciane Martini – Assistente Social e Docente de Cascavel, apresentando dados sobre longevidade no município, os desafios de envelhecer no século XXI, debateu os eixos e apresentou uma devolutiva das propostas.

 

            As discussões foram organizadas em quatro eixos temáticos, definidos em instâncias nacionais, também foram adotados pelos municípios e estados, tendo como base para elaboração das propostas, sendo eles:

 


1) Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas;
2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 

 

            Foram aprovadas propostas a nível municipal, Estadual e Federal, que serão encaminhadas para o Estado.

 

            A IV Conferência Municipal dos Direitos da pessoa Idosa de Cafelândia, foi finalizada com a eleição dos seguintes delegados/Governamentais: Angela Maria Dapper (titular) e Nema Ana Trento (suplente). Os delegados eleitos irão participar da 7ª Conferência Estadual dos Direitos da pessoa Idosa, que acontecerá em Curitiba este ano.

 Galeria de Fotos

 Veja Também