Sexta-feira, 21 de junho de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 172 vezes
O índice de 95%estipulado pelo Ministério da Saúde foi atingido em apenas 5 dias de vacinação
Ouvir matéria
A secretaria de saúde do município de Cafelândia ultrapassou a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde, sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), que fora iniciada em todo o território nacional no último dia 08 deste mês. O índice de 95% foi alcançado pela equipe epidemiológica do município na quinta feira da semana passada, dia 13 de junho, cinco dias após o inicio da campanha.
Já a marca de 100% foi totalizada na última terça feria dia 18 e ontem finalizou com 101%. Somente no dia da mobilização nacional ou seja, na abertura da campanha no dia 08 de junho, Cafelândia imunizou 86% da meta. Ao todo foram vacinadas 1.005 crianças dentro da faxetária de seis meses a menor de cinco anos, enquanto que a exigência do ministério da saúde para o município era de 994 crianças.
A coordenadora da epidemiologia no município, enfermeira Ana Carla Brandalize, informou que neste período foi realizada uma multivacinação. “Todas as crianças que estavam com vacinas atrasadas foram imunizadas, regularizando assim a caderneta de vacinação da criança, desta forma também facilita o nosso controle de vacinas”, completou a enfermeira.
Já a secretária de saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho enalteceu o envolvimento das equipes de saúde em relação ao sucesso da vacinação em Cafelandia. Além do trabalho realizado durante a semana nas Unidades Básicas de Saude (UBSs), uma equipe também percorreu os Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs), agilizando a vacinação. “O comprometimento de toda nossa equipe foi de fundamental importância para ultrapassar a meta e atingir os 101%. A organização da campanha e o empenho de todos, desde o primeiro dia de vacina, foram pontos fundamentais para este resultado positivo”, elogiou Eliane.
No dia da mobilização nacional, em 08 de junho, o prefeito Valdir Andrade da Silva, “Bugrão”, aproveitou para percorrer todos os locais de vacinação do municipio, onde manteve contatos com pais de crianças e com as equipes da secretaria de saúde.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO