Segunda-feira, 01 de julho de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 485 vezes
O evento foi representado por onze municípios das regiões Oeste e Sudoeste
Ouvir matéria
O município de Cafelândia sediou na última sexta feira 28/06 o Encontro Microregional de Conselheiros Tutelares, que discutiu o tema; “Intersetorialidade, Interdisciplinaridade e Rede - para consolidar a Política de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento foi realizado durante o dia todo nas dependências da Associação dos Servidores Municipais (Asmuca) com oficinas e palestras e além de Cafelândia, participaram os conselheiros tutelares de Anahi, Braganey, Corbélia, Cascavel, Catanduvas, Santa Tereza do Oeste, Iguatú, Nova Aurora, Ibema, Capitão Leônidas Marques e Céu Azul. Este encontro faz parte do Curso de Formação Continuada para os conselheiros tutelares e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) que está acontecendo em todo o Paraná e, é coordenado pelos Escritórios Regionais da Secretária de Estado da Familia e Desenvolvimento Social (SEDS).
Nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, a coordenadora pedagógica da Unioeste (Campus de Toledo), Eugênia Aparecida Cesconeto é a responsável pelas atividades com os conselheiros, que segundo ela além da capacitação dos profissionais o evento também serve para a troca de experiência. “Um dos objetivos do encontro é aproveitar o que de melhor os municípios tem para oferecer em benefício da criança e do adolescente e assim expandir as idéias entre os participantes, além disso é preciso profissionalizar cada vez mais os nossos conselheiros”, disse Eugenia. De acordo com a coordenadora até agora já foram realizados 22 encontros microrregionais com 42 aulas para os membros iniciais do CMDCA, 24 aulas para os conselhos tutelares iniciais, capacitação de 390 cursitas e uma média de 1.100 participantes nos eventos realizados até agora. Para este segundo semestre também terá inicio o CMDCA e Conselho Tutelar avançado, o que deverá totalizar os 900 cursistas.
O prefeito cafelandense Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, esteve presente na abertura do evento e aproveitou para dar as boas vidas aos conselheiros e representantes da regional da SEDS. “A busca pelo conhecimento e a troca de experiência é de suma importância para a formação do cidadão e este trabalho que acontece neste evento em Cafelândia, vem fortalecer cada vez mais os conselhos tutelares que despenham um papel importante na comunidade”, afirmou Bugrão. Já a presidente do conselho tutelar de Cafelândia, Marli Ribeiro da Silva Diogo, disse que “foi uma honra receber os conselheiros dos municípios participantes. Este evento serve para discutirmos assuntos ligados às crianças e adolescentes e ao mesmo tempo enriquecer o nosso conhecimento”. O evento foi aberto com uma apresentação cultural da Invernada Mirim e Juvenil do CTG Chão Sagrado. No período da tarde a abertura ficou por conta do grupo artístico da Apae com a apresentação intitulada “Ser Pontual é Legal”.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Cafelândia inaugura nova sede da Secretaria de Assistência Social
Arraiá do projeto "Amando a Minha Idade" traz alegria para idosos