Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

RESGATE

Casa da Cultura e Col?gio Santos Dumont promovem exposi??o sobre a hist?ria do Paran?

Terça-feira, 28 de outubro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 497 vezes


Ouvir matéria

Teve início nesta segunda-feira, dia 27, na Casa da Cultura em Cafelândia, uma exposição sobre a história do Paraná, promovida por professores e alunos do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont. Estiveram presentes o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, a secretária de Educação e Cultura, Terezinha de Carvalho Leal Barbosa, a coordenadora de Cultura, Marinês Fagundes Cordeiro, a diretora do Colégio Alberto Santos Dumont, Cleusa Ramos, além de demais professores, alunos e servidores da Casa da Cultura.

 

A exposição pretende apresentar um pouco sobre como se deu a formação da população paranaense, marcada pela mistura de diversos povos e culturas, como ucranianos, espanhóis, poloneses, africanos, japoneses, árabes, alemães, italianos, holandeses e outros. Além do resgate histórico, os alunos, caracterizados, também promoveram, durante a segunda e a terça-feira, a oportunidade de degustação de um prato típico de alguns países. Um exemplo é o “Cutiá”, prato tradicional ucraniano feito com grãos de trigo cozido, leite condensado, entre outros ingredientes.

 

Para o prefeito Valdir Andrade da Silva, “este é um trabalho muito bonito. Meus parabéns a todos os professores envolvidos, ao colégio e também aos alunos e alunas que transformaram o saguão da Casa da Cultura num verdadeiro show.”

 

A secretária Terezinha Leal também elogiou a iniciativa. “Está tudo muito lindo e, acima de tudo, rico historicamente. Todo este trabalho para reunir informações e também preparar os pratos típicos e se caracterizarem de alguma cultura merece ser reconhecido. Desejo que Deus abençoe a todos e que a educação cafelandense possa sempre progredir e apresentar lindos trabalhos, como os que estamos vendo hoje”, ressalta.

 

“A exposição seguirá ainda até o dia 31 com os dados históricos reunidos pelos professores e alunos. Quem tiver interesse pode nos visitar das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min”, conclui a coordenadora de Cultura, Marinês Fagundes Cordeiro.

 

As professoras diretamente envolvidas com a produção dos trabalhos foram Maria Simone Carvalho, Cleusa Cirilo Barbosa, Sueli Ferreira da Silva e Elaine Cristina Vieira Peliçon.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Veja Também