Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

PREVEN??O

A secretaria de saúde de Cafelândia,

Segunda-feira, 06 de abril de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 658 vezes

Até o momento há quatro casos confirmados, sendo dois importados e dois autóctones


Ouvir matéria

A secretaria de saúde de Cafelândia, através da coordenação de endemias, vem intensificando o trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Ao contrário de várias cidades da região Oeste, que já se encontram em situação de epidemia devido ao alto índice de casos confirmados, no município cafelandense a situação ainda é tranquila com quatro casos confirmados, sendo dois importados, ou seja, contraídos em outros municípios, e outros dois autóctones. Ainda existem outros quatros casos suspeitos, cujo resultados dos exames devem sair dentro dos próximos 15 dias. A coordenação de endemias informa que de acordo com a confirmação do caso da doença, a equipe inicia um arrastão em nove quarteirões no entorno da residência do infectado, com o objetivo eliminar possíveis criadouros.

 

Além das ações de rotina realizadas nas casas, recentemente foi feito um trabalho de conscientização junto aos alunos nas escolas do município, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas com as informações de combate ao mosquito. Para esta semana também será reforçado o trabalho junto aos veículos de comunicação da cidade e também com sistema de som de rua.

 

“Nosso objetivo é conscientizar o maior número possível de pessoas sobre os perigos da Dengue. Por isso estaremos reforçando as ações de combate em nosso município. Apesar da nossa situação ainda ser confortável, não podemos vacilar. A ajuda da população para nós é muito importante, eliminando o lixo que possa acumular água e se transformar em criadouro do mosquito”, alerta a secretária de saúde, Eliane Cristina da Silva Pinho.

 

Para o prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, o trabalho em conjunto com a população surte efeito mais rapidamente. “Quando cada um faz sua parte o resultado é mais amplo e assim a população corre menos risco de contrair a Dengue. Por isso é importante manter limpos os quintais e também os lotes baldios. Isso facilita o trabalho dos nossos agentes”, recomenda Bugrão.

 

A Dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. os sintomas mais comuns são dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor no corpo (nos músculos e nas articulações), falta de apetite, náuseas e manchas vermelhas na pele. Os profissionais da Saúde alertam que em caso de sintomas não é recomendado a pessoa se automedicar, fazendo uso de remédio sem antes consultar um médico. A melhor saída é procurar uma unidade de saúde.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também