Quarta-feira, 22 de julho de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 568 vezes
Também foram eleitos os delegados para representar o município na conferência estadual
Ouvir matéria
A secretaria de Assistência Social de Cafelândia e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira, 21, no Centro de Convivência do Idoso, que neste ano discutiu o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, com o lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026”. O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Na semana passada haviam sido realizadas as pré-conferências que, além de discutir e aprovar propostas para a conferência municipal, também serviram para indicar os representantes da sociedade civil que agora passam a integrar o Conselho Municipal de Assistência Social.
Durante os trabalhos desta terça-feira a assistente social da cidade de Toledo, Simone Beatriz Ferrari, ministrou palestra com foco no tema da conferência. Já as propostas foram discutidas e aprovadas de acordo com os cinco eixos: 1 – Dignidade humana e justiça social – princípios fundamentais para consolidação do SUAS no pacto federativo, 2 - Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS, 3 – Primazia da responsabilidade do Estado: Por um SUAS Público, universal, republicano e federativo, 4 – Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo e 5 – Assistência social é direito no âmbito do pacto federativo.
Também esteve presente na conferência a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lizmari Prado Fontana, que na oportunidade fez um resumo sobre os principais projetos do governo na área social em nível de estado e também enalteceu a administração cafelandense pela adesão do município aos projetos desenvolvidos pelo estado. “Com essa atitude o município vem de encontro com a gestão estadual, que é de diminuir cada vez mais os índices de pobreza, oferecendo dignidade às famílias atendidas”, frizou Lizmari.
O prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão” e o vice-prefeito também participaram do evento. Para o prefeito “este é o momento de planejarmos e discutirmos as melhores propostas que poderão trazer soluções para questões atuais e futuras. Uma das nossas grandes preocupações diz respeito ao número de famílias que buscam trabalho em nosso município e por um motivo ou outro não se adaptam e acabam encontrando dificuldades. Esse tema precisa ser discuido e assim iremos evitar um caos social”, destacou Bugrão.
Após a discussão e aprovação das propostas, também foram eleitos os delegados que irão representar Cafelândia na conferência estadual que vai ocorrer em outubro. Além dos representantes de conselhos municipais e da sociedade civil, a 11ª conferência contou também com a participação de secretários e servidores municipais. O vereador Adilson Alves Garcia representou o legislativo.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Cafelândia inaugura nova sede da Secretaria de Assistência Social
Arraiá do projeto "Amando a Minha Idade" traz alegria para idosos