Quarta-feira, 22 de julho de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 365 vezes
Somente nos primeiros 20 dias de julho já choveu mais que o triplo do esperado com 377 milímetros
Ouvir matéria
Preocupado com a situação crítica das estradas rurais do município após o período de chuva que atingiu o município e a região nos últimos dias, o prefeito de Cafelândia, Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, determinou nesta semana que a secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos retome em caráter de urgência os trabalhos de recuperação das estradas. “A nossa preocupação é principalmente com o escoamento do milho safrinha que está em plena colheita e já foi bastante castigado pelo clima e agora com a estiagem é preciso dar melhores condições para os produtores rurais transportarem a produção com mais segurança e tranquilidade. Para isso as estradas precisam estar em condições”, justifica Bugrão.
Segundo informações repassadas à Assessoria de Comunicação e Marketing da prefeitura pelo Instituto Tecnológico Simepar, somente no período de 1° a 20 de julho o volume de chuva no município cafelandense foi de 377 milímetros, enquanto que a médica histórica para o mês é de 109. Isso significa um total de 246% acima do volume normal. Ainda segundo o Simepar, esse volume pode ser alterado com a possiblidade de chuvas nos próximos dias, situação que preocupa a administração municipal, bem como os produtores rurais.
O secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Arnaldo Pasquali, destaca que “devido ao grande volume de chuva dos últimos dias não só as estradas foram prejudicadas, mas também pontes e bueiros, além do próprio asfalto da área urbana, ou seja, a demanda de serviços aumentou significativamente e por isso pedimos compreensão, pois dentro do possível todos serão atendidos”, explica. Dentre as diversas melhorias os trabalhos mais realizados nesta operação estão sendo patrolamento, para nivelar a estrada, e em alguns pontos também é a compactação da estrada com rolo compactador.
Além do escoamento da produção agropecuária que vem do interior do município, outra preocupação da administração municipal é em relação ao transporte de alunos, que também utiliza as estradas rurais. Em relação à malha asfáltica na cidade, a qual sofreu diversas avarias devido às condições climáticas, uma operação tapa buracos teve início nesta semana.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO