Terça-feira, 10 de novembro de 2015
Última Modificação: 15/11/2015 19:31:46 | Visualizada 439 vezes
A rede estadual de ensino também será avaliada
Ouvir matéria
Nesta quarta-feira (11), as escolas municipais de Cafelândia vão realizar a Prova Brasil, que mostra o Ideb (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Serão 255 alunos avaliados em três escolas do município. Na rede estadual alunos do 9º ano e 3º ano do Ensino Médio farão a prova.
De acordo com a Secretária de Educação, Viviani Grigio Vissovatti. “A preparação não é feita somente no 5º ano escolar, mas desde o momento em que a criança ingressa na educação infantil e prossegue no ensino fundamental” ressalta Viviani.
Pensando na qualidade da educação básica, a Secretaria de Educação e Cultura, ofertou várias etapas de formação continuada aos professores, específicas para este processo de avaliação. Além de adquirir diversos materiais e jogos pedagógicos para que os professores da rede municipal, tanto dos CMEI’s quanto das Escolas possam entrar na sala de aula e preparar seus alunos para realizar com sucesso os desafios a eles apresentados. Os resultados serão divulgados no próximo ano.
O que é a prova Brasil?
A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos em todo o país pelo Ministério da Educação, em todos os estados do Brasil. O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que é uma autarquia do MEC (Ministério da Educação).
O que é o Ideb?
O Ideb é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Nas escolas e nas redes de ensino varia em uma escala de zero a dez, assim como as notas escolares variam usualmente.
É um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
Na criação do Ideb, foram calculadas metas de melhoria da Educação.
O objetivo principal, segundo o MEC, é que o Brasil conquiste 6 pontos no Ideb da primeira etapa do Ensino Fundamental até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
O Ideb em Cafelândia
O Município de Cafelândia superou a meta estabelecida pelo MEC já no ano de 2007.
A meta era de 4,7 e o município conseguiu um IDEB de 5,2. Nos próximos anos alcançou os seguintes índices:
Alcançar a qualidade do Ideb é uma das finalidades do PNE (Plano Nacional de Educação). Que tem como meta de número 7: Fomentar a qualidade da educação básica em todas etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias nacionais para o Ideb.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO