Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

IDADE CERTA

Professores concluem formação sobre alfabetização em Cafelândia

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015

Última Modificação: 04/12/2015 15:23:17 | Visualizada 962 vezes


Ouvir matéria

A secretaria de Educação e Cultura de Cafelândia realizou na noite desta segunda-feira, 30, o encerramento das atividades do PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa). O município o assumiu o compromisso em 2013 e, desde então, vem cumprindo.

 

De acordo com a orientadora Elisseia Gulak, “a cada 15 dias os professores e tutores responsáveis se reúnem para realizar o planejamento. Neste ano o trabalho começou em junho e encerrou no dia 30 de novembro” explica. Esse trabalho forma uma sequência didática que é repassada aos alunos em forma de atividades para melhorar o aprendizado em sala de aula.

 

Durante o ano de 2015 foram trabalhados com o PNAIC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa conteúdos com ênfase na Alfabetização da Língua Portuguesa e Matemática, associado ao reforço de conceitos visto no Ano 1 e 2. “Nossos encontros acontecem na Escola Municipal Theofânio Agapito Maltezo, as segunda-feiras das 18h às 22h, sendo quinzenal e algumas vezes semanal de acordo com as horas previstas pelos cadernos, estando assim preparadas para trabalhar os conteúdos em sala de aula e o desenvolver da apresentação final”, acrescenta Elisseia.

 

O que é o PNAIC?

É um pacto que a educação assume de fazer com que crianças com até oito anos de idade possam ler, compreender e produzir textos. Os princípios da aplicação do PNAIC são: 

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também