Terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Última Modificação: 01/02/2016 15:06:04 | Visualizada 539 vezes
Os produtores contemplados com o calcário devem estar cadastrados na secretaria de agricultura e meio ambiente e ter a análise do solo atualizada
Ouvir matéria
A Secretaria de Agricultura e meio ambiente está entregando calcário desde esta segunda-feira (25), são 660 toneladas de produto para correção e manutenção do solo para os 78 agricultores familiares, que receberão a média de 10 toneladas por propriedade do material que ajuda aumentar a rentabilidade e diminuir os custos da produção. Os agricultores familiares cadastrados estão recebendo o calcário ao longo da semana.
O prefeito em exercício, Junior Motter conta que a solicitação foi feita há três anos. “Fizemos uma solicitação em 2013 e fomos contemplados agora no início de 2016, o nosso município é extremamente agrícola, por isso o calcário veio em boa hora para fazer a correção dos solos e melhorar a rentabilidade da produção, o calcário é gratuito para os produtores que estão cadastrados e possuem a análise do solo em dia”.
Segundo o secretário de agricultura, Fábio Luis de Oliveira. “Demorou para ser entregue por conta da liberação da verba, fizemos duas vezes a licitação e no fim do ano passado (2015), a empresa conseguiu se reorganizar para que o calcário fosse entregue assim que o tempo estivesse bom, por isso esperamos as condições climáticas ideais para entrega desse calcário”.
De acordo com o engenheiro agrônomo Rogério Schmidt. “Um dos principais fatores para o produtor aplicar o calcário é para corrigir a acidez do solo, elevar o PH (Potencial de Hidrogênio) e fornecer cálcio e magnésio, por isso é importante que o produtor tenha feito o cadastro na secretaria de agricultura e a análise do solo, com ela em mãos nós vamos saber o quanto de calcário deverá ser aplicado no solo da propriedade”, explica.
A primeira propriedade contemplada foi do agricultor Eugênio Pelizzari. “Esse calcário aumenta a rentabilidade do produto, com certeza vai aumentar a produtividade também, a entrega gratuita é muito boa para o pequeno produtor, é um custo a menos, o departamento de agricultura está sempre à disposição para ajudar a gente”.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Cafelândia dá início às festividades de Natal com grande celebração na Praça Brasília
Cafelândia se prepara para o Natal de Luz neste domingo, dia 24