Terça-feira, 29 de março de 2016
Última Modificação: 05/04/2016 14:40:16 | Visualizada 1204 vezes
Em Cafelândia, os agricultores familiares cadastrados têm toda a assessoria necessária
Ouvir matéria
Em Cafelândia estão cadastrados 541 pequenos e médios produtores de bovinos, suínos e aves. A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Comércio, Indústria e Turismo atende os agricultores cadastrados na Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) prestando serviço veterinário gratuitamente. Nesta segunda-feira (28), os veterinários estiveram atendendo uma solicitação de um agricultor familiar que precisou de ajuda com um touro.
Na propriedade do agricultor Olir Pauletti. “A gente fez o atendimento a um bovino que teve o chifre quebrado durante o manejo, há duas semanas que havia ocorrido a lesão no animal, assim como ele, qualquer pequeno e médio produtor que tiver a necessidade de algum tipo de assistência médico-veterinária pode procurar a secretaria de agricultura que será atendido gratuitamente, o produtor só vai arcar com custos de medicamento se houver a necessidade” ressalta Angela Sovinski, veterinária da secretaria de agricultura.
O agricultor familiar, Olir Pauletti, mora há 38 anos em Cafelândia e disse que o trabalho efetuado pelos veterinários é de suma importância. “Eu acho que é importante porque a gente não tem experiência para lidar com o bicho, graças a Deus, é gente com competência para ajudar a gente”.
Além do atendimento aos animais, a secretaria de agricultura oferece vários serviços, entre eles a nota do produtor rural, assessoria de engenheiro ambiental, assessoria de engenheiro agrônomo, análise de solo, serviço de patrulha rural, reciclagem, acompanhamento do aterro sanitário, poda de árvores, plantio, liberação de anuência para produtores, recolha de entulho, horta municipal, entre outros.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE CAFELÂNDIA