Quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Última Modificação: 16/11/2016 15:02:33 | Visualizada 1002 vezes
Ouvir matéria
Na noite de quarta-feira (09), o prefeito municipal de Cafelândia realizou oficialmente a denominação da quadra de futebol society localizada na praça Brasília que homenageia o pioneiro Marcolino Primo Gambetta. A denominação se deu por meio da lei municipal nº 1.465/2016.
O ato foi marcado por três partidas de futebol, a primeira entre crianças e a segunda por adultos, familiares e amigos do pioneiro Marcolino.
A última partida foi realizada entre o time de futebol feminino do município e a equipe de futebol organizado pela Cabo Gisele, que no último mês esteve ministrando o Proerd em Cafelândia.
O prefeito Valdir Andrade da Silva (Bugrão), agradeceu a presença da família Gambetta, sr. Leacir e Ledir Gambetta, e a família Koelher, e todos os netos, bisnetos e afilhados do Sr. Marcolino que estiveram presentes na nomeação da praça. “O Sr. Marcolino Primo Gambetta foi um dos pioneiros de Cafelândia, sócio fundador da Copacol e por isso nada mais justo homenageá-lo com a nomeação desta quadra”, disse.
Segundo Adriano Gambetta, neto de Marcolino, esta denominação é motivo de orgulho para toda família. “Essa denominação representa a história que ele teve e sua atuação como pioneiro e um dos primeiros sócios da Copacol. Então eu fico orgulhoso em ser neto de um pioneiro que contribuiu para construção de Cafelândia”, disse.
Histórico
Marcolino Primo Gambetta nasceu em 08/04/1923 na cidade de Guaporé no Rio grande do Sul, sendo é filho de Ângelo e Rosa Riva Gambetta. Em 14/07/1945 casou-se com Olivia Sassi Gambetta na cidade de Severiano de Almeida também no Rio Grande do Sul e devido as dificuldades encontradas na época em 1955 veio com a família para o Paraná, desbravar o interior aqui no Oeste.
Encontrou aqui uma oportunidade de dar uma melhor qualidade de vida para sua família.
No início colocou uma pequena serraria e somente mais tarde passou a se dedicar integralmente à agricultura tornando-se importante produtor rural de nossa cidade.
Na década de 60 com o aumento da produção agrícola se uniu ao saudoso Padre Luis Luise e mais 31 agricultores e fundaram a COPACOL, chegando a ser presidente da cooperativa entre os anos de 1967 a 1968.
Após essa passagem pela presidência, continuou ativo na diretoria da cooperativa e sócio até seu falecimento. Participou também na comunidade onde sempre auxiliou nas festas e diretorias da Igreja em Cafelândia. Em 1988 participou da fundação da Credicopa que mais tarde seria transformada na SICREDI.
Marcolino teve quatro filhos: Geneci, Leacir, Ledir e Maria Salete Gambetta que lhe deram 14 netos. Faleceu em 27/07/2008 aos 85 anos deixando como lembrança o pioneirismo e o amor à cidade que ajudou a construir durante os 53 anos que aqui esteve.
Comunidades Integradas é a grande campeã da 27ª Miniolimpíada de Cafelândia
Com 19 modalidades encerradas, Miniolimpíada entra na última semana de competições
Abertura da 27ª Miniolimpíada de Cafelândia abrilhanta fim de semana