Rua Vereador Luiz Pícolli, 299 - Centro - CEP:85415-000
Acessibilidade

Cafelândia realiza "DIA D" de combate à dengue

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Última Modificação: 16/02/2017 15:56:26 | Visualizada 1056 vezes

Ações de combate e arrastão de entulhos serão realizados em todos os bairros do município


Ouvir matéria

O Governo Municipal de Cafelândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará o “Dia D” de combate à dengue no município. A ação tem por objetivo reduzir o quadro em que o município se encontra, o chamado nível médio para a epidemia da dengue começará no dia 18 com uma equipe passando pelos bairros com o objetivo de eliminar possíveis focos de larvas do mosquito da dengue. O trabalho continua no dia 20 quando começa o arrastão de entulhos.

A preocupação com a epidemia é grande, levando em conta o clima quente e as constantes chuvas que tornam o clima ideal para que o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o Aedes aegypti, se plorifere.

“Convidamos a todos os moradores do nosso município que façam a limpeza do seu quintal ou lote nas datas próximas ao arrastão e deposite o lixo em frente a propriedade para que equipe faça a recolha desse material. É importante sempre prevenir o foco do mosquito, não deixando espaço para água parada e fazendo a separação correta do material reciclável”, destaca a secretária de Saúde, Maria Catarina Hellmann.

Segundo levantamento realizado de 16 a 20 de janeiro, 72% das coletas de larvas feitas pelos Agentes de Endemias foram encontradas em materiais como: sacolas plásticas, copos descartáveis e latas.

Como prevenir

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então a dica é manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, caneletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de arvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Vale lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Fique atento ao cronograma de recolha dos entulhos:

 

20 DE FEVEREIRO:  CENTRO – VILA DO SOSSEGO- MUTIRÃO 1 – BOM JESUS

21 DE FEVEREIRO:  ÚNICA -  PARQUE SÃO PAULO – JARDIM DAS PALMEIRAS

22 DE FEVEREIRO:  NOVO MILÊNIO – OURO VERDE – PIONEIROS 1 E 2 – LINHA GRÍGIO

23 DE FEVEREIRO:  PIONEIROS 3 – CONSOLATA - EMA FELTRIN – BOM JESUS – RES. ALBA

24 DE FEVEREIRO:  PRIMAVERA – FLORESTA – PARQUE VERDE/ALVORADA – GUILHERMINA TENFEN

27 DE FEVEREIRO: BNH – JARDIM ITÁLIA – PARQUE DO CAFÉ – JARDIM TROPICAL - DANIEL FOLLE – BENJAMIM ANTONIO MOTTER – MUTIRÃO V E VI – MORADA NOVA

 

Obs.: entulhos colocados posteriormente ao dia da respectiva data de coleta será de responsabilidade do proprietário.

 Galeria de Fotos

 Veja Também