Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Última Modificação: 08/03/2017 14:37:00 | Visualizada 1249 vezes
Ouvir matéria
No último sábado (18), o município Cafelândia uniu forças para realizar o “Dia D” de combate à dengue. A ação foi comandada pelo Governo Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde. O objetivo da campanha foi alertar a população sobre os perigos da doença, conscientizar sobre a epidemia e eliminar focos do mosquito.
A ação iniciou logo pela manhã em frente ao Centro de Saúde com a participação de autoridades, alunos e população. O trabalho foi dividido em equipes que passaram por todos os bairros da cidade entregando panfletos da programação da recolha de entulhos e eliminando os possíveis focos da dengue.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde da Família, Eliane Schmitt, a população aderiu à campanha. “Ficamos muito felizes por ver a população abraçando a nossa causa e trabalhando conosco para o município ficar longe do mosquito. Fizemos uma ação educativa no sentido de prevenção e todos entenderam a nossa proposta”, afirma.
Já a secretária de saúde, Catia Hellmann, agradeceu o apoio recebido das escolas, entidades, população e Governo Municipal. “Só temos a agradecer por este trabalho ter sido um sucesso. Percebemos que todos estão preocupados com a saúde pública e essas ações vieram para conscientizar os nossos munícipes”, ressalta.
Dando continuidade a essas ações, o Governo Municipal, disponibilizou três equipes de caminhões que iniciaram nesta segunda-feira,20, as coletas de entulhos. Durante a ação foi distribuído o cronograma dos dias em que os caminhões vão passar nos bairros. “Assim espero que todos façam sua parte e levem em frente da sua casa os entulhos para que nossos colaboradores possam estar recolhendo”, finaliza Eliane.
O prefeito municipal, Dr. Franus, acompanhou de perto o trabalho e destacou a importância da união para atingir os resultados. "Quando as pessoas se unem em um objetivo, o sucesso é certo. Esse é o nosso jeito de governar, sendo amigo do povo, ajudando o povo e também recebendo a ajuda da nossa população. Todos os envolvidos estão de parabéns por essa campanha que mais uma vez surpreendeu", conta.
Como prevenir
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Então a dica é manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, caneletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de arvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.