Quinta-feira, 10 de agosto de 2017
Última Modificação: 14/08/2017 10:34:07 | Visualizada 944 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Cafelândia está intensificando a divulgação da Vacina contra o HPV em meninas e meninos. A sigla HPV significa papiloma vírus humano, tal vírus que é capaz de infectar a pele ou a mucosa causando câncer no colo de útero, ânus, vagina e vulga. A transmissão desta doença também pode ocorrer através da relação sexual.
A Enfermeira da Epidemiologia, Nelsi Apda dos Santos Nunes, fala sobre a importância da prevenção através da vacina. “Esta vacina é quadrivalente e ela vai prevenir o HPV que pode causar o câncer e verrugas nos órgãos genitais/ reprodutores, então é de suma importância deixar claro que não é porque o adolescente tomou a vacina que está apto para sair praticando relação sexual, o que acaba criando certa resistência por parte dos pais. Estamos nos precavendo para que tenhamos jovens saudáveis no futuro, longe dessas doenças”, afirma.
Os pais precisam ficar atentos e verificar a carteira de vacinação de seus filhos para assegurar de que a vacina tenha sido feita, lembrando que o esquema completo é de 02 doses, caso contrário, é só comparecer ao Centro de Saúde na sala de vacinação e solicitar o atendimento. O público alvo da vacina são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A equipe da saúde recebeu das Escolas do município, uma lista com o nome de todas as crianças que estão na faixa etária, sendo assim, a equipe vai verificar as informações e procurar fazer uma cobertura completa do público alvo.
A parceria entre o Governo Municipal, Secretaria de Saúde e Educação é fundamental para divulgar as informações aos munícipes e buscar a prevenção de todos.
Por Michelli Lazzeri