Quinta-feira, 09 de novembro de 2017
Última Modificação: 20/11/2017 15:23:35 | Visualizada 479 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica juntamente com a Vigilância Sanitária e Profissionais da Saúde do município de Cafelândia, após avaliação e acompanhamento de alguns casos, notifica o aumento da ocorrência de lesões de pele em crianças e adultos do município, os quais apresentaram lesões cutâneas compatíveis com IMPETIGO, que é uma infecção da pele causada por bactérias como o Staphylococcus aureus e também Streptococcus pyogenes.
Esta doença pode apresentar lesões avermelhadas, vesiculares, pustolosas, crostosas ou bolhosas, principalmente quando causadas pelo Staphylococcus aureus.
O impetigo costuma aparecer secundariamente a ferimentos mal higienizados, sendo que acomete principalmente crianças pequenas, pois estas têm dificuldade de seguir as recomendações que reduzem o risco de infecção nas feridas de pele (higiene constante das mãos e das feridas, evitar a coçar a lesão, manter unhas curtas e limpas auxiliam na interrupção da transmissão).
Embora a transmissão das bactérias causadoras do impetigo ocorra através do contato, o impetigo não costuma levar a surtos ou epidemias, tendo em vista a sua fisiopatogenia (tais bactérias já são colonizantes da pele, são oportunistas que aparecem secundariamente a ferimentos e outras lesões).
Casos de crianças ou adultos com lesões sugestivas de impetigo, devem ser encaminhados para avaliação em serviço de saúde, para que seja estabelecido tratamento adequado e sejam fornecidas ao paciente orientações sobre seu quadro clínico e medidas de prevenção. Solicitamos ainda que os profissionais de saúde avisem a Vigilância epidemiológica para acompanhamento/monitoramento deste agravo.