Quinta-feira, 12 de abril de 2018
Última Modificação: 16/04/2018 09:46:53 | Visualizada 696 vezes
Ouvir matéria
A equipe da Secretaria de Saúde de Cafelândia esteve em Curitiba para participar do 7º Encontro Mãe Paranaense. A Enfermeira da Epidemiologia, Nelsi A. S. Nunes, o Médico Gineco Obstetra, Dr. Culestino Kiara, o Dr. Errol J. Foltran da Odontologia e a Coordenadora da Atenção Básica, Eliane Schmitt, estiveram representando o município.
O Encontro Mãe Paranaense é a oportunidade anual de reunir gestores, médicos, enfermeiros e demais profissionais ligados à atenção materno-infantil para atualizar conceitos e protocolos da Rede. A Secretária de Saúde, Maria Catarina Cardoso (Catia Hellmann), explicou a importância dos servidores no evento. “Dei meu apoio para que eles pudessem participar e trazer conhecimento e coisas novas para aplicar no nosso Centro de Saúde e nas UBS. O evento a nível de estado e a participação deles só enriquecem o nosso município”, afirma.
A enfermeira da epidemiologia do Centro de Saúde, Nelsi A. S. Nunes, explicou sobre o que foi apresentado no evento. “Na oportunidade, foram apresentados dados relacionados a série histórica de mortalidade materna e infantil do Paraná, fazendo um comparativo neste período. Percebe-se o resultado das ações dos profissionais envolvidos, tendo como consequência a redução da mortalidade materna e infantil”, destaca.
O Dr. Errol Foltran, comenta sobre a novidade que foi apresentada durante o evento. “Durante os anos, o programa passa por constantes atualizações e modificações, como a inclusão do pré-natal do parceiro e da estratificação de saúde bucal das gestantes e dos bebês. Foi enfatizada a importância da participação do parceiro durante as consultas do pré-natal, inclusive com a criação da carteira de pré-natal do parceiro, com avaliação de seu estado de saúde, acompanhamento e promoção da saúde”, comenta.
Gestantes – Saúde Bucal
Também foi demonstrada a importância dos cuidados com a saúde bucal da gestante, enfatizando a necessidade de cuidados durante toda a gestação, com a possibilidade de execução de tratamento dentário, desfazendo muitos mitos existentes entre a população sobre a impossibilidade de tratamento bucal da gestante. Para desmistificar o assunto, são realizadas consultas de rotina com o cirurgião dentista durante a gestação e, havendo necessidade de tratamento bucal, será realizado pela equipe de saúde bucal do município.
Programa
A Rede Mãe Paranaense foi implantada no Paraná, com objetivo de organização da rede materno infantil nas ações de pré-natal e puerpério e o acompanhamento e desenvolvimento da criança, em especial no primeiro ano de vida. Estratificando, acompanhando e encaminhando de acordo com a estratificação de risco, ou seja, baixo risco, risco intermediário e alto risco.
Por Michelli Lazzeri