Terça-feira, 22 de março de 2022
Última Modificação: 30/03/2022 08:51:27 | Visualizada 198 vezes
Ouvir matéria
O segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti – Liraa - de 2022 resultou em um risco alto de infestação de Dengue em Cafelândia. Os dados foram coletados nessa última semana, pelo setor de Endemias, responsável pela coleta e análise dos dados e indicam o índice de infestação predial no município de 6,7%.
De acordo com o setor responsável, o segundo índice encerrado nesta semana, traz um número além do recomendado. “A Organização Mundial preconiza menos de 1% como ideal. Segundo os dados coletados, já estamos com 6,7% o que indica um risco alto para epidemia de Dengue no município”, afirmou o coordenador de Endemias, Anderson Luiz Alves Almeida. Ainda segundo o coordenador, todas as regiões apresentaram durante o Liraa larvas. “O mês de março tem sido recorrente com chuvas e o resultado estamos percebendo nas visitas e na coleta do Liraa, um número elevado de casos e de notificações. Chamo a atenção da comunidade que só eliminando pontos de água parada é que vamos eliminar os criadores e as larvas dos mosquitos”, destacou Anderson.
Ainda de acordo com o coordenador, “estamos encontrando muita água acumulada em recipientes, caixas d’ água, plásticos e pneus. As orientações à população em geral são as básicas de sempre: não deixe água acumulada, só assim o Aedes não terá chances”, destacou.
Dados
De acordo com o Boletim da Dengue repassado pelo setor de Epidemiologia nesta terça-feira (22) Cafelândia conta com 205 notificações; 41 casos confirmados; 65 aguardam resultados e 99 negativos.