Quarta-feira, 15 de maio de 2024
Última Modificação: 06/06/2024 11:05:49 | Visualizada 2536 vezes
Ouvir matéria
Da assessoria – Amilcar J. Bueno
Com casa cheia, Cafelândia recebeu nesta manhã de terça-feira, 14 de maio, o Circo Teatro-Sem Lona para uma série de apresentações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Diante de uma plateia composta por alunos e professores, o espetáculo abordou de maneira lúdica, porém impactante, o delicado tema da exploração infantil.
Com o intuito de conscientizar e instruir, as performances do circo-teatro trouxeram à tona casos reais de abuso, destacando os sinais que as crianças podem manifestar quando estão sofrendo tal violência e orientando sobre as medidas apropriadas a serem tomadas. O prefeito Dr. Culestino, presente na abertura do evento, enfatizou a importância de proteger as crianças contra abusos, ressaltando que são elas o futuro da nação, e que políticas públicas de proteção devem ser implementadas e promovidas desde já. "Precisamos instruir nossas crianças a compartilharem conosco qualquer tipo de abuso que enfrentem, para que a rede de apoio possa entrar em ação, desde o acompanhamento da criança, quanto em responsabilizar possíveis abusadores", destacou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nilson de Lima, enfatizou o papel transformador do teatro ao encorajar as vítimas de abuso a buscarem ajuda. "Através do teatro, as crianças aprendem que têm o direito e a coragem de falar com pais ou outras pessoas de confiança sobre situações de abuso que estejam enfrentando. Essa coragem pode ser o primeiro passo para transformar a vida de uma criança", afirmou.
Na terça-feira, o tema do espetáculo foi "O Segredo", que abordou uma situação de abuso sexual. Hoje, quarta-feira, o enfoque será no ciberbullying, reforçando a importância de educar e proteger as crianças em todos os ambientes, inclusive no mundo digital.
Prefeitura de Cafelândia entrega mais quatro micro-ônibus para a Educação
Banheiro do Ginásio de Esportes de Cafelândia é alvo de vandalismo durante a Miniolimpíada